Pedido de Amostras
  • Residuos Valorizados

    Em direção à Economia Circular


 

 

Produtos Sustentáveis e Inovadores

Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem

A adoção dos princípios da economia circular são assumidos pelo Grupo Vicaima como catalisadores chave da inovação no desenvolvimento de soluções que criem valor e potenciem o nosso compromisso para com a sustentabilidade. Assente no conceito estratégico da redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, traçamos um percurso focado em alcançar a máxima eficiência na utilização de recursos e materiais e na gestão e valorização de resíduos.

Conscientes da escassez destes recursos e do seu impacto no meio ambiente e na sociedade, o Grupo Vicaima está empenhado numa estratégia de melhoria contínua que potencie:

 

De salientar que a principal matéria-prima utilizada nos produtos que fabricamos é de origem renovável ou de reciclados, uma vez que se refere essencialmente a madeira e seus derivados, o que os torna em produtos com grande potencial de serem reaproveitados e reintroduzidos numa lógica de economia circular.

Que materiais renováveis podem ser integrados numa porta?

Um dos nossos contributos para a redução da pegada ambiental passa pela incorporação crescente, nos produtos que fabricamos, de materiais renováveis, com uma elevada percentagem de materiais reciclados ou materiais derivados de madeira que são produzidos com fibras naturais de crescimento rápido, assegurando a performance e altos padrões de qualidade.

Alguns exemplos destes materiais:

Os skins utilizados nas portas são produzidos com recurso a materiais renováveis, essencialmente derivados de madeira

No interior de portas em favo é utilizado material renovável e fabricado com 100% de cartão reciclado

No interior das portas maciças são utilizados componentes primários de fibras de linho (o linho é uma planta de crescimento rápido e o caule da planta constitui um resíduo) ou partículas de madeira, incluindo reciclados

Nas portas resistentes ao fogo e acústicas utilizamos painéis de aglomerado com pre-consumer reclycled content superior a 50%

Na estrutura da porta, são utilizados componentes de material renovável (madeira e derivados) ou produzidos através de aproveitamentos num contexto de economia circular interna

No produto aros, mais de 85% dos componentes utilizados são produzidos com materiais renováveis, à base madeira e seus derivados

Valorização de Resíduos

Um contributo essencial para a Economia Circular

 

Os nossos processos de produção são desenvolvidos e avaliados, desde o fornecimento até ao envio do produto final, priorizando sempre a redução dos resíduos gerados, e sempre que possível, a valorização dos mesmos no decorrer das nossas operações industriais e logísticas, com o objetivo de promover a sua circularidade.

A categorização e monitorização dos diversos fluxos de resíduos gerados nas
operações do Grupo Vicaima permite otimizar a separação e encaminhamento dos mesmos para valorização através dos diversos parceiros ou operadores de resíduos com o objetivo de serem reutilizados e reintroduzidos na cadeia de valor, evitando que tenham como destino final o depósito em aterro.

Os resíduos valorizados representaram, no ano 2022, 94% do total de resíduos gerados, sendo que, os resíduos de madeira, representam uma parte significativa e são na sua maioria valorizados, quer seja por via da produção de energia térmica quer seja pela sua venda, sendo reintegrados em novos produtos, como por exemplo na produção de aglomerados derivados de madeira, produção de briquetes, entre outros, sendo processados por entidades externas. Um dos nossos principais objetivos passa por assegurar consistentemente a percentagem de valorização de resíduos acima dos 90%, no ciclo 2021-2025.

No ano 2022, foi gerado um total de 4 842t de resíduos constituindo uma redução de 16% face ao ano anterior. A salientar o comportamento positivo deste indicador tendo em conta que neste ano o Grupo registou um aumento de 8% no volume de vendas.