Pedido de Amostras

 

Informação Ambiental

Menos plástico, mais reciclados
Menor impacto ambiental

 

Com o objetivo de reduzir o consumo de materiais de embalagem, os desperdícios gerados durante o processo, e proceder a uma transição gradual para materiais que privilegiem na sua composição os reciclados, foram implementadas novas práticas e estudados novos investimentos, que assegurando o perfeito acondicionamento do produto, permitissem um menor impacto ambiental no uso de materiais de embalagem.

No ano de 2024 conseguimos manter a trajetória de redução que se regista desde 2018, ano de referência do projeto “LessPlastic”, tendo-se atingido uma redução de 10% no consumo de plástico, face a 2023, e uma redução significativa de 40% quando comparado com o ano de referência.

 

O que é o projeto “LessPlastic”?

 

O projeto “LessPlastic” surge em 2018, com uma equipa dedicada, que ao longo dos últimos anos trabalha pontos essenciais associados à embalagem, entre os quais se destacam:

  • Investimento em novos equipamentos, nomeadamente de paletização e numa linha híbrida de embalar com plástico retrátil ou cartão
  • Promoção de uso de caixas de cartão em vez de plástico retrátil
  • Seleção de materiais que privilegiam o conteúdo reciclado

 

Plástico com conteúdo reciclado consolida tendência crescente em 2024

 

 

O uso de plástico reciclado tem vindo a ser incorporado de forma consistente nos processos industriais do Grupo Vicaima. A aposta na pesquisa e no desenvolvimento de soluções em colaboração com os nossos fornecedores, tem sido fundamental para encontrar opções eficazes de embalagem que se adaptem à nossa gama de produtos.

Para 2024 o Grupo Vicaima traçou como objetivo atingir a meta de 50% de consumo de plástico com incorporação de pelo menos 30% de reciclados, valor este que foi ultrapassado. Assim, no ano de report atingimos o valor global de 54% de consumo de plástico com incorporação de reciclados e especificamente na empresa Vicaima Limited alcançamos o valor record de 100%.

 

 

 

 
 
 

 

 

Nova tecnologia híbrida promove o uso de embalagem em cartão

Em 2022 instalamos uma nova linha de embalar portas que combina as tecnologias de plástico retrátil e embalagem em caixa de cartão, numa só linha, podendo ser realizado em operações individuais ou em modo combinado.

Este investimento permite-nos utilizar plástico retrátil com uma redução na gramagem de 20%, reduzir o desperdício à largura do plástico utilizado, nomeadamente nas mudanças de setup e menores consumos energéticos no túnel de retratilizar.

Durante o ano de 2024, demos continuidade a dois projetos de melhoria contínua, com foco na redução do consumo de plástico e otimização das medidas das bobines de plástico, projetos estes que iniciaram no ano anterior, e arrancamos com um novo projeto orientado para a otimização das dimensões do cartão fan-fold utilizado para a produção das caixas de cartão em linha e de forma automática.

Neste contexto, iniciamos numa primeira fase a substituição das embalagens de plástico por caixas de cartão na gama de soluções técnicas Portaro® (portas corta-fogo, acústicas e de segurança).

Esta medida será progressivamente alargada a outras gamas de produtos, estando previsto para 2025 a implementação na gama de portas acabadas com maquinação.

 

Promover a Economia Circular
Os resíduos das nossas embalagens são maioritariamente de cartão e plástico.
Colabore na reciclagem e coloque-os nos ecopontos azul e amarelo.